Treinamento e capacitação para profissionais do campo

Investir em tecnologia e inovação é fundamental para conquistar vantagens competitivas sobre a concorrência. Da mesma forma, é preciso qualificar as equipes constantemente.

O conceito de melhoria contínua é parte da rotina em grandes negócios de qualquer setor. Há sempre uma nova possibilidade de aprimoramento, ajustes a serem feitos e testes para garantir que todas as ações sejam realizadas da melhor maneira possível. Gestão é um processo cíclico, daí a importância de iniciar a implantação de melhorias e não parar.

Dito isso, muitas empresas se esquecem que o conceito não pode ficar restrito apenas a processos, equipamentos e softwares. Todos estes, claro, devem estar em constante avaliação para identificar possibilidades de aperfeiçoamento, especialmente em um contexto como o do agronegócio, repleto de fatores internos e externos que exercem grande influência sobre o resultado alcançado. Porém, o principal ativo de qualquer organização são as pessoas. Como promover melhoria contínua e humana?


Aprender a aprender

A resposta para a questão acima é simples: treinamento e capacitação. Não existe equipe qualificada se não houver aprendizado. Isso inclui não somente conhecimento e experiência no setor, mas também o domínio sobre as principais ferramentas e técnicas usadas em sua empresa. Não é por acaso que uma das habilidades mais requisitadas para profissões do futuro é aprender a aprender. Com a rapidez das mudanças, será cada vez mais comum e necessário reformular por completo processos ou equipamentos utilizados há tempos. Atingir os objetivos definidos e manter a competitividade da marca depende disso.


Temas relevantes e necessários

No campo, são inúmeros os temas possíveis para treinamento e capacitação de equipes. Cada fazenda, empresa e profissional possuem demandas diversas, de acordo com a área de atuação e com as funções desempenhadas rotineiramente. Além disso, os formatos também podem ser bem diferentes. Existem incontáveis cursos gratuitos e lives disponíveis a qualquer pessoa em busca de conhecimentos. Você pode encontrar muitas opções nos perfis e páginas de redes sociais das empresas parceiras da Rede Agro. Pessoas em posições de liderança, por sua vez, além das opções já citadas, podem buscar um curso de especialização ou um MBA, por exemplo, para acesso a conteúdos aprofundados e aprendizados que, futuramente, podem ser replicados para toda a equipe.

Entre os temas que consideramos mais relevantes e necessários, sugerimos:

Além das sugestões generalistas acima, é fundamental que você e sua equipe invistam em conhecimentos específicos. Afinal, o agronegócio sempre precisa de especialistas, diante da vasta extensão de áreas de conhecimento necessárias no campo, de sementes a irrigação, da terra à mesa do consumidor final. Enquanto houver pessoas e empresas investindo em treinamento e capacitação, o agronegócio brasileiro seguirá crescendo.