Inteligência artificial na agricultura e na pecuária brasileira

Sinônimos de inovação, tecnologia e tendência para o futuro da gestão no agronegócio, sistemas de inteligência artificial (IA) já são uma realidade ao alcance dos produtores.

Até pouco tempo atrás, o tema inteligência artificial soava como assunto de ficção científica. Não por acaso, foi na literatura, na TV e no cinema que o conceito se popularizou. A ideia de máquinas inteligentes capazes de assumir funções complexas, simulando e aprimorando atividades até então exclusivamente humanas, mexe com a cabeça de artistas e do público há anos. Em algumas histórias, as IAs são elementos cruciais para a manutenção das sociedades em futuros otimistas e ultra tecnológicos. Em outras, elas são vilãs de distopias nas quais homem e máquina disputam o domínio do planeta.

Na vida real, as inteligências artificiais são grandes aliadas para as organizações. Na indústria, nos serviços e, é claro, no agronegócio, essa tecnologia não é mais uma tendência para o futuro próximo, mas uma realidade da qual empresas podem usufruir e, assim, obter vantagens competitivas que refletem em maior produtividade, agilidade, sustentabilidade e rentabilidade, entre outros benefícios.

 

Aplicações práticas da inteligência artificial no campo

A tecnologia, de modo geral, desempenha um papel de destaque na chamada Agricultura 4.0. Sua presença se dá através de maquinários de última geração, softwares de gestão e análise, e sistemas que utilizam inteligência artificial a favor das operações agrícolas e pecuárias. As aplicações de tais ferramentas podem abranger os mais diversos fins:

 

  • Informações em tempo real para tomada de decisões;
  • Monitoramento completo do rebanho e da lavoura, além de controle de pragas;
  • Análise de dados (Big Data), previsões e representação visual de resultados;
  • Previsão meteorológica com alto nível de precisão e personalização;
  • Gerenciamento e execução de atividades operacionais rotineiras;
  • Automação de veículos e maquinários: carros autônomos, tratores telemáticos, colhedoras inteligentes etc.

 

Percebe-se pela lista acima que uma das principais características das IAs é sua versatilidade. As ferramentas solucionam problemas comuns no campo e podem ser usadas em conjunto com outras inovações, como drones, sistemas de gestão, mecanismos e dispositivos para atividades remotas, automóveis e máquinas. De fato, não há limites para a abrangência de suas funcionalidades, de modo que inteligências artificiais contribuem efetivamente para operações no campo, não importa o quão específicas sejam as demandas.

 

Exemplos de inteligências artificiais no Brasil

A melhor maneira de entender como todas essas possibilidades se aplicam é conhecer exemplos práticos de inteligência artificial na agricultura e na pecuária nacional.

A Lore, desenvolvida pela Prodap, empresa mineira especializada em oferecer tecnologias integradas para o agronegócio e nutrição animal para todo o país, é uma solução destinada à pecuária. “A ferramenta proporciona informações do dia a dia, mostra as decisões que precisam ser tomadas, informa se está faltando ou se a quantidade de alimento está correta, estrutura e acesso aos cochos, a quantidade e a qualidade da água para consumo animal, se a altura da pastagem está adequada, se tem ou não muitos animais no mesmo pasto para se alimentar, entre outros detalhes.”

Já a Carol, inteligência artificial da TOTVS, é um ecossistema de soluções que se aplica a qualquer segmento, inclusive na agricultura. “A Carol está pronta para utilizar diversas estratégias para aplicar inteligência artificial sobre seus dados. Machine learning, redes neurais e algoritmos genéticos podem trabalhar para você para gerar previsões, análises avançadas, e te colocar sempre à frente e dar uma melhor visão das decisões para sua colheita.”

Não perca tempo apenas observando as possibilidades. É hora de usá-las a favor do seu negócio. Navegue pelos links deste artigo, entenda quais são as soluções mais alinhadas às suas necessidades e entre em contato com as empresas parceiras da RedeAgro. O futuro do agro já começou.