Conexão e cooperação entre empresas do agronegócio

No agro, como em qualquer outro setor, nem tudo é uma questão de concorrência. É preciso investir em cooperação para superar desafios em conjunto e obter melhores resultados.

Atuar em mercados acirrados é um desafio para qualquer empresa e profissional. No intuito de bater metas, ampliar o reconhecimento da marca e, assim, garantir crescimento também em sua lucratividade, é comum que a concorrência assuma um papel de maior destaque do que realmente possui. É claro que todo negócio que se preze precisa buscar o topo, mas o processo de chegada até este patamar exige não apenas competição, mas colaboração.

A RedeAgro é um exemplo prático disso. Fundada em 2014 e composta por John Deere, TOTVS, Valley, Barenbrug, MSD – Saúde Animal e Prodap, todas grandes empresas do agronegócio, somos uma associação sem fins lucrativos criada com o objetivo central de transmitir conhecimento de qualidade sobre liderança, gestão, inovação e tecnologia para os maiores pecuaristas e agricultores do Brasil. A experiência dos últimos anos comprova que a colaboração pode, sim, trazer ótimos resultados para as partes envolvidas e gerar impactos em todo o país.

Porém, este não é um artigo sobre a RedeAgro, mas sobre a importância do trabalho em conjunto para empresas do agro brasileiro. Entenda mais sobre este assunto.

 

Cooperação entre governos e empresas

Querendo ou não, as ações do Governo geram impacto significativo sobre todos os setores econômicos de um país. No agronegócio brasileiro, um dos principais e mais importantes setores para o PIB nacional, toda ação de incentivo é bem-vinda, sobretudo aos pequenos e médios produtores que desempenham papel fundamental na produção do país.

Recentemente, por exemplo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou um acordo em conjunto com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), propondo cooperação técnica para gerar desenvolvimento, ampliar a conectividade no campo e a utilização cada vez mais acessível de novas tecnologias. Da mesma forma, há colaboração mútua entre Governos de diferentes países para troca de informações, tecnologias e financiamentos diversos, como o acordo firmado entre Brasil e Alemanha no início do ano de 2020, no Fórum Global da Alimentação e da Agricultura (GFFA), em Berlim.

 

Cooperação entre empresas parceiras

Para além de intervenções governamentais, empresas referência em suas áreas de atuação devem se mobilizar para estimular a cooperação no setor. A RedeAgro atua neste sentido promovendo Circuitos regulares, por meio dos quais produtores e pecuaristas podem interagir entre si e com os palestrantes convidados, bem como o Open Farm, dedicado à imersão na operação de grandes fazendas brasileiras, de modo a transmitir saberes e gerar aproximação. Na última edição, realizada de forma 100% digital, a parceira do projeto foi a Fazenda Conforto, uma das maiores do Brasil.

Você pode acompanhar nossa agenda de eventos e seguir nossos perfis e páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades. Junte-se a nós no processo de crescer para compartilhar e compartilhar para crescer.