Portal do Observatório da Agropecuária Brasileira: por que dados estratégicos são importantes?
Num contexto em que o monitoramento constante das operações no agronegócio oferecem imensas quantidades de dados, usá-los a favor de decisões estratégicas é fundamental. Entenda o impacto dos dados para negócios do campo.
Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou para o público o Portal do Observatório da Agropecuária Brasileira. Trata-se de um extenso banco de dados que compila informações sobre mais de 200 bases mapeadas. Os conteúdos incluem dados acerca da safra agrícola, da previsão climática, do crédito rural, do setor pesqueiro e contempla, ainda, imagens georreferenciadas da área rural brasileira.
A liberação gratuita de todos estes dados estatísticos e geoespaciais, além de contribuir para maior integração e democratização de informações relevantes para o produtor rural brasileiro, traz à tona um debate importante para o contexto de modernização tecnológica do agro. Porque dados estratégicos são importantes, na prática?
Dados estratégicos são matéria-prima para decisões assertivas
A resposta para a pergunta anterior está no título acima. Assim como o sucesso de uma colheita depende, entre outros fatores, da qualidade e dos cuidados com o solo, os processos de tomada de decisão dependem de conhecimento para serem assertivos. E há uma diferença fundamental entre informação e conhecimento.
Os dados disponibilizados no Portal do Observatório da Agropecuária, por exemplo, são informações. Por si só, sem contexto ou interpretação, são apenas números e imagens sobre diversos tópicos de interesse para o produtor. O que transforma a informação em conhecimento é a capacidade de analisar, compreender e interpretar os conteúdos.
Da mesma forma, o conhecimento só se torna efetivo quando usado a favor de escolhas mais inteligentes, de ideias criativas e inovadoras, capazes de solucionar ou amenizar os diversos desafios que permeiam a realidade no campo.
Portanto, de forma resumida, dados são importantes porque atuam como ponto de partida para o processo de transformar informação em conhecimento, e conhecimento em resultado. Isso exige dedicação dos profissionais envolvidos, compreensão aprofundada sobre a realidade e as peculiaridades de cada negócio, e capacidade para explorar ao máximo o potencial dos recursos disponíveis.
Como obter mais dados sobre a sua operação agropecuária?
Além de usufruir de bancos de dados públicos e generalistas, como é o caso do Portal do Observatório da Agropecuária Brasileira, sua organização pode e deve investir em soluções exclusivas. Por meio de ferramentas e técnicas como ERP – Enterprise Resource Planning, IA – Inteligência Artificial, BI – Business Intelligence e outros, tudo que ocorre em sua produção agropecuária pode ser monitorado, medido e, assim, gerenciado.
De aspectos operacionais como informações sobre o rebanho e fluxos de documentos, passando por fatores externos como variações climáticas e qualidade do solo, por exemplo, é possível acompanhar, de forma remota e em tempo real, detalhes que certamente contribuirão para gerar conhecimento. É assim que se tomam decisões acertadas.
Leia também:
- Como transformar dados sobre a fazenda em decisões e ações de melhoria
- Smartphones e tecnologias mobile como ferramentas de produtividade
- Inteligência artificial na agricultura e na pecuária brasileira