A relação entre produtividade e qualidade no agronegócio

Alinhar estes dois aspectos é desafio e tarefa fundamental para empresas que se propõem a superar a concorrência, vencer crises e ser referência no setor.

Produtividade é palavra de ordem no agronegócio brasileiro. O aumento na produção em todas as áreas do setor nos últimos anos exige isso e com urgência. Crescem as exportações, o consumo interno também segue aumentando e a tendência é de que a expansão seja ainda maior nas próximas décadas, considerando o aumento constante da população global. Porém, quanto maior a produtividade, maior o desafio de manter a qualidade dos processos, produtos e serviços prestados, para não comprometer a credibilidade e os resultados das empresas. De que modo tais aspectos se relacionam?


Soluções democratizadas

O acesso a tecnologias dos mais diversos tipos é cada vez mais democrático. Sejam maquinários, softwares, técnicas ou metodologias de trabalho, várias soluções que contribuem para a produtividade do agro estão ao alcance de produtores de todos os portes e áreas de atuação. Consequentemente, é possível desenvolver grandes projetos com os recursos e investimentos adequados na operação.

Além de ampliar a capacidade produtiva, muitas dessas soluções também afetam positivamente a qualidade do trabalho desenvolvido, elevando as empresas a um novo patamar de entregas para os seus clientes e parceiros de trabalho. O nível de concorrência e os esforços para manutenção dos processos crescem a mesma medida e, por isso, gerir corretamente as ações é o que define o sucesso do negócio.


Gestão da qualidade no campo

De nada adianta expandir a operação e garantir  produtividade sempre elevada se a qualidade dos processos envolvidos não for impecável. Afinal, se a produtividade estiver alta, mas com presença de falhas, os erros também serão repetidos em larga escala e os prejuízos disso podem ser catastróficos. Há riscos de perda de tempo, perda financeira e perda de credibilidade junto ao mercado.

Para evitar os problemas decorrentes de possível baixa qualidade em processos, produtos e serviços, existem inúmeras saídas: investir em ferramentas digitais de monitoramento e gerenciamento, trabalhar com metodologias ágeis e técnicas de melhoria contínua advindas da indústria e adaptadas para o campo, implantar sistemas de gestão e obter uma certificação ISO 9001, entre outras possibilidades.


O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é investir em produtividade sem garantir que a qualidade acompanhe o crescimento da produção.

 

Capital humano: o recurso mais valioso

Se alinhar qualidade e produtividade é a essência do desafio e o caminho para o sucesso, você já sabe por onde começar a transformação positiva de seu negócio. Não existem fórmulas prontas e soluções de prateleira que funcionarão sem adaptação, pois cada contexto e organização exigem ações personalizadas.

Porém, ponto comum em todos os casos, o capital humano é o recurso mais importante para o equilíbrio entre os dois fatores centrais deste artigo. Profissionais capacitados, motivados e aptos a exercerem suas funções com maestria, dispondo de todos os recursos necessários, certamente serão decisivos para que sua organização alcance todas as metas e objetivos traçados.