Apoio

Realização

21/03/2016

Circuito RedeAgro - Indaiatuba/SP

voltar

ILPF como estratégia para alavancar resultados, foi o tema da 5ª edição do Circuito RedeAgro, o evento foi realizado no Escritório Regional da John Deere Brasil, em Indaiatuba (SP).


 


O evento reuniu importantes empresários e gestores do agronegócio nacional em uma discussão que contou com palestras, mesas de debate e uma visita técnica ao Centro de Distribuição de Peças e Fábrica de Equipamentos de Construção da John Deere.


 


Ao longo da programação, grandes nomes do setor promoveram uma rica explanação sobre a prática do sistema de manejo ILPF, contemplando pontos importantes para o desenvolvimento da atividade no Brasil, como o cenário mundial da agricultura, a função estratégica do sistema de integração  agricultura, pecuária e floresta e os resultados obtidos por quem já implementa a solução.


 


O ciclo de palestras foi aberto pelo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, que apresentou o tema “Intensificação sustentável. A próxima revolução na agropecuária brasileira”. Em sua fala, Lopes traçou um cenário da agricultura no Brasil e no mundo, passando por fatores de interferência como clima, tecnologia e urbanização. Ele destacou a importância de intensificar a agricultura, por meio de sistemas como o ILPF, para produzir mais e melhor, utilizando menos recursos. “A agricultura não pode ser vista como um problema, mas, sim, como uma solução para um futuro sustentável”, acredita Lopes.


 


Na sequência, foi a vez de  Leonardo Sá, CEO da Prodap apresentar a importância de se conduzir com visão estratégica o modelo de negócio ILPF. “Mais do que mudar a estratégia, o sistema ILPF propõe implantar um novo negócio, que envolve características operacionais e culturais completamente diferentes”, afirma.


 


Para coroar o ciclo de apresentações, Marize Costa, proprietária da Fazenda Santa Brígida, localizada em Ipameri (GO), apresentou os resultados obtidos com a implantação do sistema ILPF. Segundo a gestora, desde o início do processo, iniciado há 10 anos, a fazenda passou de um estado de intensa degradação para um aumento de 70% na produtividade.


 


Com o fim das apresentações, os palestrantes formaram uma mesa redonda para debater os desafios e vantagens do sistema ILPF. William Marchió, diretor executivo da Rede de Fomento ILPF, comandou os debates, que contaram com a participação de gestores de referência no modelo de negócio, como João Vilela, da Agropecuária Chapada dos Guimarães; Marcelo Ribeiro, da Tamburi Agronegócio; e Elder Bruno, da Mafra S/A Agropecuária.